Eixos de Atuação

Três abordagens,
o mesmo objetivo

Em 2012, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) conseguiu agregar suas atividades em torno de três eixos estratégicos que orientam sua atuação e consolidam um pensamento integrado: Articulação, Gestão do Conhecimento e Práticas. Esses eixos se relacionam entre si, e praticamente todos os projetos envolvem, pelo menos, dois deles. São eles que vão ajudar o leitor a caminhar pelas páginas deste relatório.

Núcleo Ciência Pela Infância

Criado em 2011, o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) é resultado de uma parceria da FMCSV com o Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa e o David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), também ligado à Universidade de Harvard.

O escopo dessa união é traduzir o conhecimento científico sobre a Primeira Infância para uma linguagem acessível à sociedade, de modo que seja possível também incorporá-lo às políticas públicas. Perseguindo esse objetivo, a FMCSV, em conjunto com seus parceiros, implementou uma série de ações, com foco na gestão do conhecimento e na articulação de públicos--chave para a elaboração dessas políticas, bem como para a promoção do desenvolvimento infantil no Brasil.

O profissionalismo da equipe da FMCSV e a transparência em suas ações são uma esperança para as comunidades onde a Fundação está presente e a maior prova de que podemos agir localmente, pensando globalmente”

Marta Fujii, diretora de Operações da Total on Demand
e membro do Comitê de Comunicação da FMCSV

15 planos
de ação em benefício da Primeira Infância elaborados no Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pelo
Núcleo Ciência pela Infância

Principais ações do NCPI em 2012

  • Pesquisa sobre o estado da arte do conhecimento científico a respeito da Primeira Infância e pesquisa sobre a visão que a sociedade tem da Primeira Infância, para identificação das principais lacunas a serem preenchidas;
  • Organização do segundo encontro do Fórum Científico da Primeira Infância;
  • Criação do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da
    Primeira Infância;
  • Realização do II Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância;
  • Apoio ao intercâmbio de professores e estudantes da Universidade de Harvard com instituições brasileiras, e vice-versa.