Perfil

Pela primeira infância

Criada em 1965 por Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e sua esposa, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) trabalha para que todas as crianças tenham a possibilidade de alcançar seu pleno potencial.

40 mil
crianças

beneficiadas pelo Programa
Primeiríssima Infância

Ao longo do tempo, a FMCSV consolidou seu foco de atuação ao constatar que as experiências nessa fase da vida são determinantes para o desenvolvimento da própria sociedade. É o que mostram os vários estudos que servem de base para nortear nossas iniciativas, programas e parcerias construídas ao longo de nossa trajetória.

Desde 2006, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal atua na promoção do desenvolvimento da Primeira Infância por meio de um conjunto de ações integradas, voltadas para a geração e a disseminação do conhecimento prático e científico sobre o tema. Essa orientação se traduz em projetos que vão da intervenção social em municípios do Estado de São Paulo a parcerias com centros de excelência no Brasil e no exterior; no incentivo a pesquisas; e na articulação de especialistas em desenvolvimento infantil com agentes que estão no centro da tomada de decisão da esfera pública, entre outras atividades.

Nosso trabalho se apoia no conceito de desenvolvimento integral e integrado da criança, ou seja, no entendimento de que ela deve ser vista como um todo, para que consiga atingir a plenitude do seu potencial. Isso significa que precisa das condições adequadas para se desenvolver física, emocional, social e culturalmente, e que essas dimensões interdependentes não podem ser tratadas de forma isolada. Todos são responsáveis por dar à criança os recursos necessários ao seu desenvolvimento, desde os pais até os gestores públicos, atuando conjuntamente, somando e dividindo conhecimentos e estimulando seu crescimento de forma saudável e estruturada.

Em 2012, a FMCSV realizou um estudo de branding para definir parâmetros de convivência de suas marcas. O resultado desse processo, que envolveu toda a organização e contou com o engajamento da alta gestão, está na expressão de sua missão adicionada à logomarca, sintetizada na frase “Pela Primeira Infância”. Dessa forma, reforçou a relação entre a própria Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e sua razão de ser.

36
especialistas
formados no Curso de
Especialização em Promoção
do Desenvolvimento Infantil,
organizado em parceria com a USP

Visão

Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.

Missão

Gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança.

Valores

  • Compromisso: nosso compromisso é com a causa, com a instituição e com o crescimento pessoal e profissional. Temos paixão e orgulho pelo que fazemos.
  • Transparência: conduzimos nossas atividades e relações de forma íntegra e transparente. Não toleramos qualquer descumprimento de nossas políticas.
  • Equipe: trabalhamos em equipe, de forma integrada e enxuta. Contratamos e retemos pessoas que gostem de trabalhar em equipe e que sejam preparadas, eficientes, com bom astral e flexíveis (que gostem de fazer múltiplas tarefas).
  • Parceiros: valorizamos o trabalho com parceiros, construindo soluções efetivas.
  • Orientação para resultado: buscamos resultados a partir de metas preestabelecidas.

Contando
História

1965
Criação

O banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e sua esposa criam a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para incentivar a pesquisa e o conhecimento no campo da hematologia, após o falecimento de sua filha aos 13 anos de idade, vítima de leucemia.

1970
ampliação

As atividades do Laboratório Maria Cecília Souto Vidigal se expandem. O local passa a promover cursos e inclui a instalação de uma biblioteca especializada.

1989
Contribuição

Em sintonia com os desafios contemporâneos, a FMCSV promove um ciclo de vinte palestras sobre Aids destinadas a executivos e funcionários de grandes empresas, realizadas em seus próprios locais de trabalho.

2001
revisão

Os filhos e netos do fundador decidem rever o foco de atuação da FMCSV e buscam uma estratégia alinhada às necessidades da sociedade. A ideia de olhar para o desenvolvimento infantil de forma mais ampla ganha força.

2005
novo foco

A constatação de que as experiências nos primeiros anos de vida são determinantes para o crescimento e o desenvolvimento da criança e da sociedade colocam a Primeira Infância como foco central das atividades da FMCSV.

2008
novo programa

A FMCSV inicia um programa de intervenção social, em parceria com municípios do estado de São Paulo, voltado ao estímulo do desenvolvimento infantil. O Primeiríssima Infância dá seus primeiros passos.

2009
novas diretrizes

Conselho e família definem a nova Visão e a nova Missão da FMCSV. A promoção do desenvolvimento da Primeira Infância agora é uma orientação estratégica formalmente estabelecida.

2012
Novos eixos

A percepção dos três eixos de atuação permite à FMCSV organizar de forma mais estratégica as iniciativas voltadas para a geração e a disseminação do conhecimento. Muitos resultados são visíveis. Eles estão nas próximas páginas.

Metas
para 2013

Atingir 42 mil profissionais e gestores públicos por meio dos canais de comunicação

Atingir 183 municípios com disseminação de conteúdos e práticas de desenvolvimento para a Primeira Infância

Mobilizar 65 novas lideranças para o desenvolvimento voltado à Primeira Infância